O centro de energia de base do corpo na preparação vocal do performer

A oficina propõe a percepção e ativação do centro de energia de base para que se possa experienciar a ação física e vocal como fenômenos do corpo-memória, promovendo a liberação da voz pela respiração e pelo movimento.
Angela Finardi (atriz, diretora e professora de teatro na Unville; mestre em Teatro pela UDESC) compartilha na prática a pesquisa de mestrado “Ocentro de energia de base do corpo na preparação vocal do performer”, na qual a noção de apoio vocal é estendida para um centro de energia de base, estabelecendo relações entre algumas práticas orientais e ocidentais. A proposta pratica tem como referencial as proposições técnicas dos atores-pesquisadores contemporâneos Carlos Simioni (Lume – Unicamp), e Tiago Porteiro e Jorge Parente (França/Portugal).
Conteúdo: (prático)– Alfabeto do corpo de Zygmunt Molik / Ressonadores de Jerzy Grotowski / Princípios pré-expressixos/ Noções e terminologias das ciências e práticas culturais ocidentais: fonoaudiologia, método GDS (fisioterapia), Suporte Muscular Interno – Bartenieff – em relação ao apoio vocal / Noções e terminologias das ciências e práticas culturais orientais: Yoga, Artes marciais, dança balinesa e Teatro Noh em relação ao centro de energia de base.
Carga Horária: 20 horas
A quem se destina: performers, estudantes de teatro, e interessados neste tipo de abordagem. (Turma com mínimo de 10 e máximo de 26 alunos)